cropped-logo-agwa-cabecario-site.png

No último dia 22 de março, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, foi realizada pela Frente Parlamentar Ambientalista, uma sessão solene em comemoração aos 25 anos da Lei 9433/97. O tema dos debtaes foi  a Lei das Águas Avanços e Desafios.

Um dos objetivos do evento, foi a convocação da sociedade para a aprovação do projeto de emenda constitucional (PEC 06/2021) que inclui a água entre os direitos fundamentais dos brasileiros e destacar experiências positivas, avanços e desafios dos 25 anos dessa política pública de gestão e governança da água. Entre as várias apresentações, foram destacados os avanços e os desafios da Lei 9433.

O biólogo Angelo Lima, Secretário Executivo do Observatório da Governança das Águas e colaborador do Instituto Agwa, de Mato Grosso do Sul, falou sobre o processo de conquista e elaboração da lei, a partir da qual foram constituídos cerca de 243 comitês de bacias no Brasil e cujo envolvimento chega a ter cerca de 40 mil atores participando diretamente das discussões e da construção de políticas públicas para as águas no Brasil.

Angelo destaca que esta foi um conquista da sociedade brasileira – a gestão descentralizada e participativa – e que esta gestão abre a possibilidade para o diálogo entre pessoas e instituições que pensam diferente. “Isso é bastante positivo, pois assim, abre-se uma oportunidade de, através do diálogo, construir políticas públicas que garantam água em quantidade e qualidade para todos os usos”, ressaltou o biólogo.

Segundo Angelo Lima, neste momento, existe uma ameaça à gestão descentralizada e participativa, pelo fato do MDR apresentar o PL 4546, que não foi discutido internamente pelos atores da gestão das águas e que, ao contrário de melhorar e aperfeiçoar as lacunas que ainda existem na gestão, o PL 4546 destrói a gestão descentralizada e participativa das águas.

Acompanhe a fala do colaborador do Instituto Agwa, Angelo Lima, na sessão solene.

Edição: Flavio Fontoura

Texto: Ogg Ibrahim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *