Uma equipe do Instituto AGWA flagrou no dia 03 de fevereiro de 2022, um crime ambiental que continua acontecendo no Pantanal de Mato Grosso do Sul. É a matança indiscriminada de jacarés cuja cauda é retirada para ser vendida no comércio de carne de Corumbá.

Durante a nossa ida para a base localizada na região do Paraguai Mirin, flagramos pelo menos 3 jacarés abatidos e o que restou de sua carcaça boiava às margens do Rio Taquari Negrinho.

Atualmente a caça de qualquer animal silvestre é proibida pela Lei Federal 9.605/1998, com pena de seis meses a um ano de detenção, mais multa e agravantes caso seja em locais como reservas ambientais. Na década de 80, houve um período da presença devastadora de grandes quadrilhas especializadas na caça ilegal destes animais em várias regiões do Pantanal.

Não existe um levantamento oficial, mas, a estimativa é que 2 milhões de animais foram capturados e mortos nessa época. Décadas depois, a caça ilegal ainda é uma ameaça, não apenas para a retirada do couro, mas o consumo da sua carne, considerada uma iguaria na culinária no estado.

Veja o video abaixo.

Leave a Comment