O Instituto AGWA está dando mais um passo em busca de uma transformação na região do Payaguás dos Xarayés.

Em parceria com a Confederação Brasileira de Proteção Ambiental, o Instituto está desenvolvendo projetos para transformar a região num verdadeiro santuário ecológico que deverá abrigar diversas espécies de animais nativos e outros trazidos de entidades de recuperação Brasil afora.

As tratativas foram iniciadas no ultimo dia 08/04, com a visita da Presidente da CBPA, Carolina Mourão, e de Débora Ibrahim, que está trazendo para Mato Grosso do Sul a Federação Sul-Matogrossense de Proteção Animal. Composta também de especialistas em fauna e flora, a gerente de projetos do Sebrae Flávia Rosa e jornalistas do Jornal O Estado, a equipe passou 5 dias na sede do Instituto Agwa no Paraguai Mirim, percorrendo toda a região e fazendo levantamentos de todas as possibilidades.

O trabalho não envolve apenas a proteção aos animais e à flora pantaneira, mas integra também soluções para as famílias ribeirinhas que foram assoladas com o assroreamento do Rio Taquari. Há estudos no sentido de promover na região o fornecimento de água potável, geração de emprego e renda através da exploração economica sustentável, o povoamento dos alagados com alevinos para o desenvolvimento da pesca de subsistência, e outras atividades de conservação.

O presidente do Instituto Agwa, Nelson Araújo Filho, anfitrião da expedição, disse que essa parceiria com a CBPA vai abrir novos caminhos para estudos numa região ainda pouco conhecida da humanidade. “O alagado a que demos o nome de Payaguás dos Xarayés é de uma beleza única ainda desconhecida, é uma nova biodiversidade nascendo ali fruto de um desastre ambietal. É preciso conhecer a fundo estas transformações que ocorrem na região para que possamos buscar todas as soluções possíveis de preservação para que possamos fazer dali um santuário animal e da flora pantaneira”, afirma o ambientalista.

Carolina Mourão da CBPA e a administratdora pública Débora Ibrahim, que deve comandar a Federação de Proteção Animal no Estado, falam um pouco mais sobre a visita à região. Confira:

Leave a Comment