O INSTITUTO AGWA, O PANTANAL, DEFESA E PRESERVAÇÃO DO ECOSSISTEMA

A preservação e conservação do ecossistema desses territórios alagados é o objetivo da atuação do Instituto Agwa, sempre ao abrigo da ocupação e uso sustentável e pela valoração do patrimônio natural ali refeito ao longo das últimas décadas, bem como a preocupação com os ribeirinhos abandonados à sua sorte.

O Instituto AGWA concentra suas iniciativas no Pantanal Brasileiro impactado pelo desastre do assoreamento, que teve início nos anos 60. É contínuo e está associado aos fatores de ocupação econômica do planalto adjacente à planície pantaneira. A inundação surgiu em meados dos anos 70, no complexo do Rio Paraguai e, no final da década, no Rio Taquary.

Os projetos de preservação formulados pelo AGWA, em sua totalidade, são projetos econômicos. A geração de riqueza garantindo a preservação e promovendo a inclusão social, obtidas com a introdução de outras práticas econômicas nessas regiões. Ecoturismo, piscicultura, crédito de carbono são algumas das ações em estudo.

O instituto AGWA também se preocupa em divulgar o assoreamento e seus efeitos, visando conferir a esses eventos a real expressão que possuem e assim afastar, da planície alagada, o silêncio danoso que o desconhecimento legou para o Pantanal e sua gente.