Em 21 de setembro comemora-se, no Brasil, o Dia da Árvore. Apesar de o meio ambiente precisar de valorização todos os dias do ano, a data nos faz relembrar a importância das plantas de grande porte no planeta, afinal as vantagens que elas oferecem à sociedade são inúmeras, incluindo sombra, frutos e a conservação da quantidade ideal de oxigênio no ar.

Embora todos estes benefícios sejam uma realidade do nosso dia a dia, a data comemorativa chega com más notícias em relação às arvores no mundo inteiro. Por exemplo, no ano passado, o estudo The State of the World’s Trees (Estado das Árvores do Mundo, em tradução livre para o português), mostrou que uma em cada três árvores no planeta estão em risco de extinção. A análise divulgada pela Botanic Gardens Conservation International (BGCI) estima que isso equivalha a 17,5 mil tipos diferentes de plantas.

Trazendo o cenário para solo brasileiro, 2022 já registrou, até julho, a maior área de floresta desmatada da Amazônia Legal dos últimos 15 anos. O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) realizou a análise via satélite nos nove estados que englobam a Amazônia Legal, trazendo esse triste parâmetro.

Diante dos dados, vale lembrar que não estamos falando apenas sobre prejuízos para a própria flora ou para nós, seres humanos, mas também para toda a fauna. Grande parte dos animais tira seu alimento também das árvores, que ainda servem como abrigos e ninhos. É uma ação em cadeia que pode, e já tem resultado, em catástrofes coletivas e impactos negativos diretamente no nosso cotidiano, causando o desiquilíbrio ambiental e a perda da biodiversidade.

É óbvio que analisando toda problemática em questão, podemos encontrar apenas um culpado: o próprio ser humano. Desde o desmatamento até a desvalorização deste bem natural, são gerados malefícios para o malfeitor, que várias vezes não enxerga que a natureza como um todo tem devolvido cada árvore derrubada, papel jogado no chão ou poluição.

No entanto, apesar de parecer uma ideia já disseminada, ainda não entendemos que também somos a solução. Assim como precisamos da natureza para sobreviver, também podemos ajudá-la a se desenvolver e, principalmente, em sua preservação para as futuras gerações. Por enquanto, temos apenas este planeta para crescermos, criarmos nossos filhos e unir boas lembranças em nossa memória, por isso, não há motivos para não fazermos nossa parte e buscarmos uma Terra mais saudável.

Em minha jornada como um ser humano que anseia ser melhor, tento executar todos os dias pelo menos uma ação que sei que fará bem à natureza e ao meio ambiente. Aos poucos, conseguimos implementar isso também na Acer em todo o mundo, envolvendo consumidores, colaboradores e fornecedores em projetos e iniciativas tecnológicas verdes de maneira a impactar todo nosso ecossistema, e temos vistos resultados gratificantes. Para citar apenas um de nossos números, desde 2011, a Acer poupou 109.054 toneladas de carbono e assumiu o compromisso de carbono zero até 2035.

Somos a prova de que a consciência coletiva, de preocupação um com os outros, mas também a consciência individual, pois cada um deve fazer sua parte, pode contribuir para um mundo melhor e mais verde e esperamos poder impactar ainda mais pessoas para garantir um lindo futuro para nossos filhos e netos.

Para o Dia Nacional da Árvore uma sugestão: preserva-a.

*Por Germano Couy

*Germano Couy é General Manager Latin America da Acer

Leave a Comment