A atuação do Instituto Agwa Soluções Sustentáveis compreende o seguinte:
I- Alistamento na defesa, conservação e preservação do ecossistema Pantanal Brasileiro, mediante iniciativas que resultem na valoração do patrimônio natural, em especial pela capacidade de geração de riquezas e rendas;
II- Divulgação do desastre ambiental causado a partir do assoreamento do Rio Taquary, suas consequências conhecidas, a necessidade de compreensão dos eventos e de preservação do patrimônio natural recriado e consolidado;
III- Apoiar, realizar e desenvolver projetos destinados a iniciativa econômica privada, com base na preservação, conservação e sustentabilidade;
IV- Desenvolver e apoiar programa de segurança alimentar com objetivo de suprir carências e de introdução de atividade econômica sustentável, como instrumento de preservação;
V- Estimular a pesquisa cientifica voltada para os eventos da região, do assoreamento ao processo de recriação, demais efeitos, visando se obter compreensão e soluções, inclusive, servindo se de centro de estudos a ser implantado na região;
VI- Planejar e promover a criação de modelo territorial privado de exploração econômica vinculado à conservação e à introdução de iniciativas de baixo impacto;
VII- Disponibilizar no Payaguas dos Xarayes espaço territorial protegido, para o fim de abrigo, reintrodução e monitoramento de fauna resgatada de conflitos de convivência ou sob ameaça deles;
VIII- Estimular, organizar, promover, divulgar e participar de eventos de natureza científica ou promocional, nacional ou internacional, sobre temas relevantes e pertinentes aos seus objetivos sociais;
IX- Ceder ou figurar como cessionário de direitos autorais, associar-se ou realizar convênios, termos de cooperação técnica e de parceria, com entidades congêneres de fins semelhantes, nacionais e internacionais, bem como obter fontes de financiamento junto a instituições nacionais e internacionais;
X- Manter intercâmbio técnico e cultural com entidades congêneres em âmbito regional, nacional e internacional, a elas se associando a fim de dar cumprimento aos interesses sociais;
XI- Firmar convênios e parcerias para viabilizar o alcance de seus objetivos sociais;
XII- Utilizando-se de sua marca Lanave, planejar e promover ações de publicidade, propaganda, marketing e assessoria de comunicação social, por meio de mídias de rádio, televisão, jornais, revistas, mídia externa, mídia digital, desenvolvimento de marcas, produções de vídeo, criação, organização, controle, intermediação e distribuição de publicidade aos veículos e demais meios de divulgação, produção de peças e campanhas publicitarias, projetos de mídia interativa, promoção de palestras e eventos de artes.