No dia 3 de março de 2022, o Instituto AGWA (MS) e o Instituto Gaia (MT) realizaram uma reunião convidando diversas instituições para conhecer “O QUE É E COMO FUNCIONA O AMAZÔNIA 4.0?”

A reunião, que aconteceu de forma virtual, teve a presença dos representantes do Amazônia 4.0, Dr. Ismael Nobre, Diretor científico e executiva do Amazônia 4.0. Biólogo (UFSCAR), doutor em Dimensões Humanas dos Recursos Naturais pela Colorado State University e pós-doutor na área de População e Ambiente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Vivian Fernandes Marinho Ferreira, Coordenadora de Projetos, Gestora Ambiental e Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de São Paulo (USP) com trabalho no Laboratório de Sustentabilidade da Poli-USP em diversos projetos socioambientais, além de projetos socioambientais interdisciplinares dentro da USP; e Bárbara Ferreiraé a responsável pela Captação de Recursos do Amazônia 4.0. Ela é Engenheira Florestal pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e recebeu o Prêmio Tubo Verde Vallourec em 2018. Trabalhou no Laboratório de Estudos em Restauração Florestal (LASERF/UFLA).

Além deles participaram representantes da UNESCO, Reserva da Biosfera do Pantanal, Sebrae, WWF-Brasil, ECOA, Professores da UFMS e UFMT, Professores da UNEMAT, Consórcio Nascentes do Pantanal (MT), MUPAN (MS), professores do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Rede de Comunidades Pantaneiras, SOS Pantanal, dentre tantos outros que representaram instituições do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, configurando uma articulação de instituições dos dois estados do Pantanal.

A reunião teve como objetivo refletir sobre a possibilidade de construir um Centro de Soluções Criativas e Inovadoras para o Desenvolvimento Sustentável do Pantanal a partir da apresentação do Amazônia 4.0.

Durante 2 horas e meia, os participantes ouviram inicialmente a apresentação sobre o Amazônia 4.0, que foi bastante inspiradora, depois fizeram perguntas importantes sobre o modelo de funcionamento do Instituto Amazônia 4.0. Ao final, sugeriram próximos passos para o encaminhamento da discussão.

O Instituto AGWA e o Instituto GAIA irão realizar uma reunião de avaliação da reunião para, a partir dos próximos passos sugeridos pelos participantes, darem encaminhamento ao tema. O objetivo é fazer estudos que possam enquadrar o Pantanal de Mato Grosso do Sul num contexto de exploração econômica sustentável, nos moldes do projeto Amazônia 4.0, que possa permitir a participação de proprietários e moradores ribeirinhos da região, promovendo geração de renda através, principalmente, das atividades que possam ser desenvolvidas, sem agressão ao meio ambiente.

Leave a Comment