É esperado um novo repique o que fará o nível do rio ultrapassar novamente a cota de alerta, diz o Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas

Semas vem monitorando e contribuindo com os órgãos municipais frente aos impactos das enchentes em MarabáFoto: Alex Ribeiro / Ag. ParáO Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) monitora o nível dos rios de forma contínua para subsidiar com informações as instituições responsáveis por agir preventivamente e quando o nível aumenta consideravelmente ao ponto de haver a mobilização da população para locais seguros. De acordo com a nota elaborada pelo setor, nesta quarta-feira, 23, o volume de chuvas previsto para a região hidrográfica dos rios Tocantins e Araguaia no próximo mês de março podem ocasionar novamente o repique do nível do rio Tocantins em Marabá, que poderá ultrapassar 10 metros.

As cheias no rio Tocantins, no município de Marabá são eventos frequentes que acontecem anualmente durante o período chuvoso na região dos rios Tocantins e Araguaia. Saulo Carvalho é coordenador do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico e afirma que o fenômeno tem influência de aspectos climatológicos de Estados vizinhos.

“O nível do rio subiu acendendo o sinal de alerta ainda em dezembro do ano passado. O que ocorre na região tem influência direta da chuva que cai nas cabeceiras dos  rios Tocantins e Araguaia, localizadas entre o norte de Goiás e sul de Tocantins (no caso do rio Tocantins) e também no extremo leste de Mato Grosso (em relação ao rio Araguaia)”, explicou Saulo Carvalho, acrescentando ainda que as chuvas previstas para o final de fevereiro e início de março podem fazer que o nível do rio Tocantins em Marabá se eleve até os 12,5 metros. Após isso, é esperado que o nível do rio Tocantins se estabilize e depois tenha a tendência de queda”, finalizou.

Marabá tem ruas inundadas e Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas projeta novas altas do rio Tocantins/Fotos: Alex Ribeiro

ParáA Semas, por meio do NHM continuará acompanhando e realizando projeções matemáticas do nível do rio Tocantins em Marabá, pois é esperado um novo repique no mês de março, o que fará o nível do rio ultrapassar novamente a cota de alerta (10 metros) em função da previsão de chuvas que ainda ocorrerão na bacia (com volumes consideráveis em alguns pontos), em um determinado período de tempo.

Série histórica – Na série histórica dos níveis máximos anuais ocorridos na cidade de Marabá, que compreende os anos de 1972 até o momento, é comum o nível do rio atingir a cota de alerta da Defesa Civil, que é de 10 metros.

No período chuvoso 2021/2022, o nível do rio na cidade de Marabá ultrapassou a cota de
alerta (10 metros) ainda no mês de dezembro de 2021, alcançado nível superior a 13 metros na segunda quinzena de janeiro/2022. Após esse período, o nível do rio entrou em ritmo de descida, atingindo valores de 9,8 metros no final da primeira quinzena de fevereiro. Entretanto, já era esperado um novo repique durante o mês de fevereiro. Nos últimos dias, 22 e 23 de fevereiro, o nível do rio Tocantins, na cidade de Marabá, se elevou novamente, atingindo níveis próximos de 12 metros de altura.

Por Aline Saavedra (SEMAS)

Leave a Comment